Esta foi a primeira série turca a estrear em Portugal

sic mulher series turcas primeira mother

Esta foi a primeira série turca a estrear em Portugal

A série turca Mother, também conhecida como Mãe, estreou em outubro de 2022 e criou uma revolução em Portugal. A SIC Mulher foi a plataforma escolhida para lançar esta emocionante narrativa, que cativou o público português e marcou uma nova era para o canal.

Na série, acompanhamos a comovente história de Melek, uma menina de 7 anos que, ignorada e maltratada pela sua mãe biológica, encontra um novo lar e amor nos braços da sua professora, Zeynep. Esta história de resiliência e transformação tocou o coração e rapidamente se tornou um sucesso.

A estreia de Mother na SIC Mulher, no dia 31 de outubro de 2022, não só trouxe um novo conteúdo ao canal, mas também impulsionou significativamente as suas audiências.

Em junho de 2023, a SIC Mulher registou o melhor resultado de sempre desde março de 2012, de acordo com o painel da GfK. O canal alcançou o 10º lugar entre os canais por subscrição mais vistos, com um share de 1.2%. As séries turcas em exibição na altura, como Gulperi e Love Storm, contribuíram de forma notável para este desempenho estrondoso, fazendo com que a audiência do canal duplicasse em relação a junho de 2022.

Em maio de 2024, a SIC Mulher continua a apostar nas produções turcas, emitindo atualmente as novelas Wounded Birds, For My Family, e agora The Town Doctor. Este sucesso levou à expansão do conteúdo turco em Portugal, com o lançamento de séries na SIC Caras e a chegada do canal Dizi, dedicado exclusivamente a novelas turcas e que emite 24 horas por dia.

A SIC tentou ainda expandir o sucesso à SIC K, com a exibição de Querida Filha em português europeu, mas parece que não teve bons resultados, e não voltaram a repetir a experiência.

O impacto da estreia de Mother na SIC Mulher foi profundo, não só alterando o panorama televisivo em Portugal, mas também abrindo portas para uma maior diversidade de conteúdos internacionais, expandindo os horizontes do entretenimento para o público português.