Passagem de Ano na Madeira acaba de receber más notícias!

Passagem de Ano na Madeira

As celebrações de passagem de ano na Madeira podem deparar-se com desafios este ano, de acordo com as previsões meteorológicas divulgadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As temperaturas máximas deverão situar-se entre 19 e 23°C, enquanto as temperaturas mínimas oscilarão entre 14 e 18°C.

A noite da passagem de ano será marcada por períodos de chuva, com uma probabilidade entre 70 a 90%, conforme indicado pelo IPMA. O arquipélago da Madeira será influenciado pela aproximação e passagem de ondulações frontais de fraca atividade, associadas a depressões pouco acentuadas.

Prevê-se precipitação em praticamente todos os dias, com períodos de chuva geralmente fraca e aguaceiros no sábado e até meio da tarde de domingo. Contudo, a partir do final da tarde do dia 31 até o dia 2 de janeiro, a probabilidade de períodos de chuva aumenta significativamente.

Estas condições meteorológicas levantam preocupações em relação ao tradicional espetáculo de fogo-de-artifício que assinala a passagem de ano no Funchal, um evento de renome que atrai turistas de todo o mundo. Com a ocupação hoteleira a atingir cerca de 100% e uma população flutuante de aproximadamente 90 mil pessoas, incluindo passageiros de oito navios de cruzeiro, a incerteza climática pode afetar a celebração.

Além das chuvas, o vento soprará fraco a moderado, até 30 km/hora, do quadrante sul até ao final do dia, mudando para nor-nordeste e leste no dia 1 de janeiro. As temperaturas máximas variarão entre 19 e 23°C, com valores mais baixos nas terras altas. A temperatura mínima deverá oscilar entre 14 e 18°C, podendo ser inferior a 10°C nas terras altas.

Adicionalmente, o IPMA alerta para uma agitação marítima que pode atingir 3 a 3,5 metros de altura entre o meio da tarde de domingo e a madrugada de segunda-feira, com uma componente de noroeste. Esta condição requer atenção, especialmente para aqueles que planeiam atividades marítimas durante o período mencionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *