Porque são as séries turcas Dobradas em Espanhol?

Séries turcas Dobradas em Espanhol na SIC Mulher? Porquê?

Porque são as séries turcas Dobradas em Espanhol?

Os dramas envolventes das séries turcas têm encontrado um lar caloroso nos ecrãs portugueses, mas com um toque peculiar: estão a ser exibidos na SIC Mulher e SIC Caras dobradas em espanhol. Esta escolha peculiar tem intrigado muitos, que se levam a questionar o motivo por trás desta decisão.

A explicação reside numa curiosa cadeia de eventos. Quando estas séries começaram a surgir em Portugal, foram adquiridas de um canal espanhol que já as tinha dobrado. Este processo foi motivado pelo estrondoso sucesso que as séries turcas tinham alcançado em Espanha e na América Latina. No entanto, dado que o público português não é fluente em espanhol, a solução óbvia foi adicionar legendas em português.

Porque são as séries turcas Dobradas em Espanhol?

Quando perguntámos à SIC pela razão por detrás desta situação, disseram-nos que se prendia pela semelhança com a língua portuguesa. Porque a verdade, é que para um público que não entende turco, o espanhol ajuda bastante a quem está a ver a série turca.

O espanhol partilha muitas semelhanças com o português, tornando a experiência de assistir às séries mais acessível e envolvente.

Para conseguires assistir séries turcas na língua turca, em Portugal temos o canal Dizi Channel, que ainda que não passe as mesmas séries, tem também programas bastante interessantes como Doce Mentira ou Rainha da Noite.

Em forma de curiosidade, esta não é a primeira vez que um canal português opta por trazer a versão espanhola de um título internacional. Há uns bons anos, o Canal Panda decidiu trazer a série Doraemon em espanhol, legendada em português. E ainda, nos dias de hoje, ainda que dobrada em português, temos esta série a ser dobrada da versão em espanhola.

Assim, enquanto algumas pessoas podem achar estranho ou inusitado assistir a dramas turcos dobrados em espanhol, a verdade é que esta abordagem tem conquistado o público português, proporcionando uma experiência televisiva única e cativante.

1 comentário

comments user
Magda Silva

Os Portugueses além de entender a língua espanhola, quando estes vem para Portugal, falam espanhol e muito bem, inclusive sou testemunha que os Portugueses têm muita facilidade em falar que língua for, já os Espanhóis não! Mas gosto desta dobragem em Espanhol, prefiro assim, é mais emotiva!